Você sabia que os alimentos são classificados em grupos?
E que todos eles são importantes e essenciais à saúde, desde que consumidos nas proporções corretas.
E você sabe qual a porção diária ideal que deve ingerir de cada grupo de alimentos?
Bem, sabemos que é uma pergunta difícil de responder, portanto preparamos este artigo, para esclarecer algumas propriedades e benefícios de cada grupo alimentar e seu grau de importância em nossa dieta.
As porções aqui são para uma dieta regular, sem restrições alimentares e sem objetivo de perda ou ganho de peso.
O primeiro grupo que vamos abordar é o dos carboidratos, representados pelas batatas, arroz, trigo e derivados e cereais.
Os carboidratos fornecem energia, saciedade e força, para enfrentarmos o dia.
Portanto, cumprem um papel importante em nossa rotina. Sem eles, podemos sentir fome, fraqueza ou tontura.
Dica: dê preferência a pães, arroz e massas integrais. São menos calóricos e contêm mais fibras.
O segundo grupo indispensável à saúde é o das frutas.
As frutas são ricas em vitaminas, proteínas vegetais e fibras. Se consumidas com a casca, como o caso da maçã, da jabuticada e da uva, auxiliiam no funcionamento do intestino.
As frutas são grandes aliadas na hora em que queremos algo doce.
Isso sem falar na grande quantidade de antioxidantes contidos em muitas delas.
Agora vem o terceiro grupo, o dos legumes e verduras.
Ingerir legumes e verduras garante uma ótima relação custo-benefício, pois são de baixo teor calórico e riquíssimos em proteínas, vitaminas e sais minerais.
Sempre que possível, coma-os “in natura”, assim estará preservando suas principais propriedades.
Dica: varie sempre os vegetais que consome, pois cada um deles contém substâncias diferentes e todas essenciais ao nosso organismo.
Grupo dos leites e derivados. Importantes pois fornecem cálcio – indispensável aos ossos - e proteína – necessidade básica dos músculos.
Na hora de escolher, opte pelo leite desnatado e seus derivados e pelo queijo branco, pois trarão menos calorias e os mesmos benefícios.
Grãos, como o feijão e o grão-de-bico, são indispensáveis e devem ter um lugarzinho em seu prato diariamente. São fontes de proteínas e minerais e possuem teor calórico baixo, em relação a algumas carnes.
Carnes e ovos. Essas fontes de proteína animal são importantíssimas para todos nós, mas, especialmente a crianças. A falta delas pode provocar problemas de crescimento e anemia.
Como a proteína animal é importante na reestruturação muscular, devemos consumí-la, mas com consciência e moderação, pois muitas carnes são gordurosas e podem aumentar o risco de doenças cardio-vasculares.
O último grupo que vamos abordar é o dos óleos e açúcares. Como dissemos no início, todos os grupos cumprem um papel importante ao nosso organismo, desde que sejam consumidos, cada um, na proporção correta.
Os óleos podem continuar fazendo parte de nossa dieta, mas em quantidade reduzida. Experimente utilizar como tempero ou como complemento de algumas receitas.
Dica: muitos alimentos que estamos acostumados a fritar ficam ótimos se assados. Experimente!
Assim também deve ser com os açúcares. O açúcar tradicional, refinado e branco, acelera o processo de envelhecimento, além de trazer vários riscos à saúde. Portanto, seu consumo deve ser minimizado.
Procure alternativas mais saudáveis como o açúcar de côco, ou mascavo ou, até mesmo, mel.
O prato da foto ilustra as quantidades aproximadas de cada alimento, que devemos colocar no prato. Além de ser um charme!!!
Para quem gostou, encomendas pelo email:
[email protected]
EBORASERSAUDÁVELGENTE!!